Homepage > Lista Noticias Homepage



O que é Domain Name System – DNS

O DNS é um sistema essencial para aceder sites na Internet.
Toda a informação sobre
» O servidor DNS
» A estrutura hierárquica dos servidores DNS
» DNS primário e secundário
» A importância do cache
» Domínio não é alojamento

O DNS é um sistema essencial para aceder sites na Internet. A escolha de um bom servidor pode fazer toda a diferença na qualidade de sua navegação e evitar erros na hora de abrir páginas na web.

Em qualquer rede de computadores, pequena ou grande, todos os dispositivos conectados têm dois tipos de endereços. O endereço físico, definido pela placa de rede e o endereço lógico, que é definido pelo protocolo de rede vigente. Na maioria dos casos, é o TCP/IP.

Normalmente, o sistema IPv4 é usado na pilha TCP/IP. Assim, o endereço lógico da máquina tem o formato de a.b.c.d, em que cada letra é um número de 8 bits. Ou seja, esse número pode ir de 0 a 255. Por isso, os endereços lógicos são chamados de endereço IP. Um exemplo de endereço IP é este: 41.221.192.119.

Para acessar uma máquina ou servidor com este endereço, é necessário digitar este conjunto de números em seu browser.

Imagine ter que decorar endereços IP para aceder todos os sites consultados diariamente.




O servidor DNS


Para resolver este problema, foi criado o DNS, que significa Domain Name System (Sistema de Nome de Domínios). É através do DNS que nós podemos aceder endereços IP por meio de nomes amigáveis. O 41.221.192.119 se transforma em “www.arme.cv” bem mais fácil de lembrar.

Dessa forma, qualquer site nada mais é do que uma conversão do seu endereço IP para um nome mais fácil de decorar. Quando se digita o nome de algum site, o seu navegador consulta antes um servidor DNS, para descobrir o endereço IP correspondente e, só a partir daí, o redireciona para o site desejado.



Portanto, um servidor DNS funciona como um conversor de endereços nominais em endereços IP e vice-versa. Se não existisse os servidores DNS, cada computador, notebook, tablet ou smartphone, teria que ter uma tabela gigantesca com o endereço IP e o nome correspondente de cada site na Internet.



A estrutura hierárquica dos servidores DNS


O sistema de nomes de domínio (DNS) usa uma estrutura hierárquica para funcionar. Os nomes de cada máquina, servidor ou laptop, seguem um formato chamado de FQDN (Full Qualified Domain Name ou Nome de Domínio Completamente Qualificado).



O endereço “www.arme.cv” significa máquina “www” localizada no domínio “arme.cv”. O rótulo, ou nome do domínio, pode ter até 255 caracteres.



Cada domínio precisa de um servidor DNS para identificá-lo na rede. É este servidor que vai configurar o endereço lógico das máquinas instaladas naquele domínio, como www.site.cv; mail.site.cv ou ftp.site.cv.



DNS primário e secundário

Cada máquina possui um DNS primário e secundário. Se um servidor DNS não reconhecer o endereço em questão, ele envia a requisição para um outro servidor, que seja hierarquicamente superior a ele - e assim por diante.

Quando a resposta para a requisição vem de um outro servidor, ela é salva no servidor DNS local. Essa prática é conhecida como cache. Desta forma, quando outra pessoa tentar aceder aquele endereço, a entrada no site será mais rápida, pois ele já estará salvo.




A importância do cache

O cache expira após um período de tempo chamado de TTL (Time To Live ou Tempo de vida). Essa função é útil para permitir que o servidor aprenda novos endereços IP.



Suponhamos que o endereço IP de um determinado site mudou. Se o cache não expirasse nunca, jamais se conseguiria aceder aquele site novamente, pois o servidor DNS estaria desatualizado.

É exatamente por isso que quando se altera o domínio ou o endereço IP de um site, é preciso esperar o cache propagar, o que leva em torno de três dias. Cada cache possui um TTL diferente, pois esse “tempo de vida” é contado a partir do momento exato em que o servidor solicitou a informação pela primeira vez.




Domínio não é alojamento


Muitas vezes confunde-se o conceito de domínio com alojamento. No entanto são realidades diferentes.



O alojamento de um site web é efetuado num servidor próprio (servidor web ou HTTP) onde se armazenam os conteúdos desse site e se disponibilizam esses mesmos conteúdos aos computadores que os requisitarem, através de um protocolo de comunicação específico, o protocolo HTTP.



Este processo é independente dos nomes de domínio e o acesso aos conteúdos pode ser efetuado indicando apenas o endereço IP deste servidor web.



Como o endereço IP é difícil de memorizar, o sistema de nomes de domínio permite atribuir um nome a esse endereço IP, serviço este que é fornecido por um servidor de nomes.



Mas o serviço de resolução de nomes de domínio não é utilizado apenas para o acesso a sites web. A sua utilização é tão vasta como a inúmera quantidade de serviços presentes na Internet, nomeadamente, e-mail, messaging, peer-to-peer, video-difusão.

 

Ainda não tem um nome de utilizador e password?

Novo Registo

Se já possui um NIC-Handle mas ainda não tem o nome de utilizador e password correspondentes realize aqui o seu pedido.

Pedido de Acesso

© Copyright
Todos os direitos reservados